Teste de Equipamento - Waicat 27


Por sempre assistir as provas da famosa travessia Molokai 2 Oahu, assim que ingressei à 8ª edição do Boat Xperience, me dirigi ao trapiche e lá encontrei um modelo de UB (utility boat) aqui no Brasil, também conhecido como fishing.
Os modelos utility boat, são barcos em geral de fácil circulação interna, tendo seu convés todo aberto, com o console central. Nesse modelo testado, à frente do console fica o banheiro, que me surpreendeu com o tamanho, deixou para trás muitos banheiros que já frequentei em veleiros com quase o dobro do seu tamanho.
No Brasil é mais comum esse tipo de embarcação em monocasco (1casco) mas esse modelo testado possui o formato de multicasco (2 cascos) como a classificação dada aos catamarãs e, que nesse modelo com 27 pés recebeu uma entrada de ar cônica entre os cascos que são paralelos, formando assim um túnel de vento, mantendo a navegação do barco mais estável.
Essa versão testada utiliza 2 motores de popa de 150, indicado pelo estaleiro e, que realmente são mais que suficientes, pois atingimos pouco mais de 50 milhas. Em velocidade de cruzeiro, aproximadamente 35 milhas, sua navegada é muito estável, mas como todo multicasco as curvas recebem uma atenção especial e uma redução na velocidade.
A Potencia do motor realmente impressiona!
Para testa-lo, buscamos as esteiras de embarcações grandes que estavam entrando no canal e passamos por uma série de ondas formadas em velocidade de cruzeiro e mal sentimos a passagem das ondas sobre o casco.
Uma vantagem nessa motorização é que o fato do motor ser potente, útil em situações de maior necessidade, seu consumo é muito baixo por se tratar de um barco leve e com pouco arrasto.
O acesso à embarcação é muito fácil, uma boa e espaçosa plataforma de popa permite uma acesso tranquilo, contando com uma pequena portinhola de acesso ao convés. Nas laterais cavas para guardar os mais infinitos acessórios, assim como boia salva vidas embutida.
Além do comandante, transporta com conforto mais 8 tripulantes, todos sentados. Na proa ainda é possível utilizar um espaço gourmet onde, uma mesa é montada para atender 6 pessoas à sua volta, que nessa versão contava com o bimini de proa (cobertura)
Seu baixo calado proporciona atracar na areia praticamente, uma boa sugestão é a utilização onde o acesso aos locais é de baixa profundidade como pequenos rios, proporcionando também através de sua relação peso x potência, navegações como a pesca oceânica fora da região costeira.
A motorização da Envirude oferece o sistema de comando duplo ou a transmissão dos motores para apenas um manete, facilitando o alinhamento da navegação.
Não dispunha de Stand up Paddle no momento do teste, mas de olho somente na parte baixa, seria possível carregar pelo menos 4 pranchas, se utilizado o teto do console com um rack, estimo ser possível embarcar de 6 a 8 pranchas, deixando livre a circulação do convés.
Esse modelo de 27 pés, acompanhado de motorização, ferragem completa como a cobertura do console e eletrônicos, gira em trono de aproximadamente R$220.000,00 segundo o revendedor.