Teste de Equipamento - Aguz Marine 39 HT





Uma embarcação realmente diferente.

Nunca imaginei testar uma lancha desse tamanho, tendo a sensação de estar pilotando uma lancha aberta, isso por que sua estrutura é configurada de tal forma à oferecer, dentro dos padrões climáticos brasileiros, muito conforto de circulação de passageiros, tanto quanto sua ventilação para passeios de curta e longa distância.

Por fora, a liberdade de circular num modelo aberto como uma fishing, comando central o que facilita a circulação, além de uma proa que acomoda 2 ou pessoas confortavelmente e por dentro, um espaço agradável para um pernoite.
A Aguz 39 hard top oferece um grande teto que se estende da entrada da cabine ao seu espelho de popa, como um grande óculos de sol, possui um para brisas que impede a entrada de água na entrada da cabine e ao mesmo tempo possibilita uma boa visualização do piloto.
Seu teto, enquanto aberto, oferece uma grande área para os que pretendem proteger-se do sol, mas sem perder a grande área de ventilação que o projeto oferece. Quando recolhido, mantem apenas sua estrutura aparente, passando uma grande sensação de liberdade, mas sem perder os mimos e luxos que uma lancha do seu tamanho possa oferecer.
O teste foi realizado na baia de santos, litoral paulista, como ondas de aproximadamente 1 metro e ventos que variavam de 10 a 12 knots.
Com velocidade de cruzeiro de 25 milhas, se mostrou muito estável navegando sobre as ondulações, acomodando confortavelmente 6 pessoas e mesmo, lançando-se sobre as ondas com seu projeto de cabine semi-aberta, mostrou um desempenho muito satisfatório de navegação e ao contrário do que imaginava, a entrega de água através de suas aberturas, foi pequena.
A cabine semi-aberta oferece algumas vantagens e desvantagens, a comunicação entre o comando e a proa e popa é muito fácil, o passadisso lateral é alcançado com facilidade, pois são muitos os pontos de apoio e segundo o estaleiros, até as crianças alcançam a proa com facilidade e segurança, na popa uma  generosa plataforma facilita a diversão dos passageiros, tanto para embarque, quanto para os preparos para a pratica de outros esportes aquáticos, partindo da embarcação.
Internamente é uma lancha que oferece diversas possibilidades, o ponto alto do projeto. É possível  adaptar uma dezena de configurações já disponíveis na encomenda da embarcação, de acordo com a sua necessidade. O modelo testado oferecia cabine de proa e popa com banheiro central, mas segundo o estaleiro, é possível configura-la à ponto de tornar sua área interna um lounge, que permite  a visualização interna de proa a popa, sem nenhuma interferência.
Para os que não gostam da sensação extrema de liberdade na navegação, a questão de todas as aberturas pode gerar um pouco de desconforto por conta do excesso de vento.